Histologia

     A histologia (do grego: hydton = tecido + logos = estudos) é a ciência que estuda os tecidos biológicos, desde a sua formação (origem), estrutura (tipos diferenciados de células) e funcionamento.
     O estudo das células começou no século XVI, quando os cientistas da época inventaram o primeiro microscópio. Era algo rudimentar, pouco preciso para fazer estudos mais detalhados. Com o avanço da tecnologia, o surgimento do microscópio eletrônico ajudou muito aos histologistas. 


     O método mais comum para estudar os tecidos é realizado por meio da preparação de lâminas histológicas. Resumidamente, tal preparação envolve processos físicos e químicos de corte, fixação, desidratação, clareamento e coloração (uso de corantes para a melhor visualização,como azul de metileno, fenolfateína etc), os quais envolvem diversos instrumentos e compostos químicos. 

     Os tecidos observados no microscópio devem ser bastante finos, para que a luz possa atravessar toda a camada de células, e gerar uma boa imagem.


Como são formados os tecidos?

Todos os tecidos presentes nos vertebrados adultos são formados a partir de três tipos de folhetos germinativos: endoderma, ectoderma e mesoderma. Cada um desses, durante o desenvolvimento embrionário, é responsável por uma genealogia de células especializadas quanto à forma e função.
Tipos de Tecidos

Nos animais vertebrados há quatro grandes grupos de tecidos: 
o muscularnervosoconjuntivo(abrangendo também os tecidos ósseo, cartilaginoso e sanguíneo) e o epitelial, constituindo subtipos específicos que irão formar os órgãos e sistemas corporais. 

Por exemplo: O sangue é considerado um tecido conjuntivo, com diversificadas células (as hemácias, os leucócitos e as plaquetas) e o plasma (água, sais minerais e diversas proteínas).

Nos invertebrados estes tipos de tecido são basicamente os mesmos, porém com organizações mais simples. A maioria dos tecidos além de serem compostos de células, apresentam entre elas substâncias intracelulares (intersticiais).



Especificação dos tecidos básicos


Epitélio → revestimento da superfície externa do corpo (pele), os órgãos (fígado, pulmão e rins) e as cavidades corporais internas;
Conjuntivo → constituído por células e abundante matriz extracelulas, com função de preenchimento, sustentação e transporte de substâncias; 
Muscular→ constituído por células com propriedades contráteis; 
Nervoso → formado por células que constituem o sistema nervoso central e periférico (o cérebro, a medula espinhal e os nervos).




Nenhum comentário:

Postar um comentário